ORDENAMENTO DO MAR PORTUGUÊS

Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional | fase de elaboração

PSOEM Açores aprovado

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 136/2024, de 16 de outubro, aprovou o Plano de Situação de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional para a subdivisão dos Açores, ficando assim concluído o processo de definição do ordenamento do espaço marítimo nacional.

Aprovação do PSOEM-Açores

 

O Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional para a Subdivisão dos Açores (PSOEM-Açores) está aprovado e publicado, através da Resolução de Conselho de Ministros nº 136/2024, de 16 de outubro

Com a aprovação do PSOEM, através da publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 203-A/2019, de 30 de dezembro, ficou definido o ordenamento do espaço marítimo nacional com exceção da subdivisão dos Açores. O regime jurídico do ordenamento do espaço marítimo nacional (EMN) definido no Decreto-Lei n.º 38/2015, de 12 de março, na sua redação atual, consigna a possibilidade da elaboração faseada do Plano de Situação de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional (PSOEM).

A nova versão do projeto do PSOEM-Açores foi submetida a discussão pública entre 5 de janeiro e 28 de março de 2024, nos termos do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 38/2015, de 12 de março, na sua redação atual.

O projeto do PSOEM-Açores e respetivo Relatório Ambiental foram objeto de parecer favorável, aprovado por unanimidade, na reunião plenária da Comissão Consultiva dos Açores (CC-Açores), de 20 de julho de 2023. O parecer final da CC-Açores recomendou a observância de alterações e correções ao projeto do PSOEM-Açores, que foram incorporadas na nova versão de acordo com o respetivo Relatório de Ponderação.

O PSOEM-Açores consubstancia-se no Volume III-A (relativo à Espacialização de Servidões, Usos e Atividades para a subdivisão dos Açores), e integra ainda as propostas de adendas ao Volume I (Enquadramento, Estrutura e Dinâmica) e ao Volume II (Metodologia Geral: Servidões, Usos e Atividades), ambos anexos à Resolução do Conselho de Ministros n.º 203-A/2019, de 30 de dezembro, elaborados de forma colaborativa entre os organismos das administrações regionais e da administração central, no sentido de assegurar a coerência quanto aos critérios e metodologias de ordenamento aplicáveis a todo o espaço marítimo sob soberania e/ou jurisdição nacional.

O PSOEM-Açores é ainda acompanhado pelo Volume IV-A (Relatório de Caracterização da área e/ou volume de incidência da subdivisão dos Açores) e, em resultado da aplicação do procedimento de AAE à subdivisão Açores, pelas adendas ao Volume V (Relatório Ambiental), ao Volume VI (Resumo Não Técnico) e à Declaração Ambiental.

Foram ouvidos os órgãos de governo próprio das Regiões Autónomas.

MAIS INFORMAÇÃO

 

NESTA SECÇÃO
VEJA TAMBÉM
Consulta Pública do PSOEM -Açores
Objetivos do PSOEM
  • Contribuir para o reforço da posição geopolítica e geoestratégica de Portugal na bacia do Atlântico
  • Contribuir para a valorização do mar na economia nacional
  • Contribuir para a coesão nacional, reforçando a dimensão arquipelágica de Portugal
  • Contribuir para o reforço de Portugal como o maior Estado Costeiro da UE
  • Contribuir para ordenamento internacional da bacia do Atlântico
Share This